Semana gastronômica

Fique a par dos detalhes do evento.

O evento

     Um pedacinho de Portugal no Brasil: Semana Gastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal acontece pela primeira vez no Brasil. Restaurantes renomados do Rio de Janeiro e São Paulo recebem carta de vinhos exclusivas da região que serão harmonizados com pratos tradicionais. A harmonização perfeita entre os vinhos da região da Península de Setúbal, de Portugal, com o melhor da gastronomia internacional. Essa é a proposta do evento ‘Semana Gastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal’ promovido pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), que vai acontecer pela primeira vez no Brasil.

     Restaurantes renomados das duas capitais, com gastronomia italiana, portuguesa, brasileira e francesa, vão harmonizar seus principais pratos com os vinhos de uma das regiões mais antigas e tradicionais de Portugal, a Península de Setúbal. “A ideia surgiu para brindar à região e dar a oportunidade para que mais pessoas conheçam e experimentem seus vinhos. Daí nasceu a ideia de promover, pela primeira vez no Brasil, a Semana Gastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal, trazendo como tema: Os vinhos de Setúbal harmonizam com a gastronomia mundial”, conta Andreia Lucas, uma das responsáveis pelo departamento de promoção da CVRPS.

Quando e onde?

     Nesse primeiro momento, as capitais carioca e paulista foram as escolhidas. No Rio de Janeiro acontece entre os dias 24 a 30 de abril, e em São Paulo,
do dia 1° a 7 de maio. Restaurantes renomados das duas capitais, com gastronomia italiana, portuguesa, brasileira e francesa, vão harmonizar seus principais pratos com os vinhos de uma das regiões mais antigas e tradicionais de Portugal, a Península de Setúbal.

     No Rio de Janeiro, estaremos presentes na Mercearia da Praça, Didier e Rancho Português, em Ipanema, Adega Santiago, na Barra da Tijuca, e Il Leone, Tasca da Mercearia e Assunção, em Botafogo. Já em São Paulo, os comensais poderão provar os vinhos na Adega Santiago, no Shops Jardim, Taberna 474, no Jardim Paulistano, Rosewood, na Bela Vista, nas três unidades do Rancho Português na Vila Olímpia, Mairiporã e Cordeirópolis, e também no Chiado, em Moema.

Pratos Harmonizados

     Para dar água na boca, os restaurantes participantes já contaram alguns pratos ideais para harmonização, e bacalhau, carnes, massas e risotos estão entre as escolhas. Na capital carioca, os clientes vão poder experimentar arroz de pato, carro chefe do Rancho Português e também Polvo e Lula grelhados, acompanhado de risoto de brócolis do II Leone, por exemplo. Já o Chef Didier Labbé, do restaurante Didier, em Ipanema, escolheu itens clássicos do menu da casa como o Mille-feuilles – massa folhada, gorgonzola, fatias de pêra, balsâmico, geleia de pimenta e brotos que será harmonizado com o vinho branco Adega de Pegões, colheita selecionada 2021, da vinícola Adega de Pegões. No Tasca da Mercearia, Gambas al Ajillo e Bacalhau à Lagareiro, farão a harmonização perfeita com os vinhos de Setúbal. Já em São Paulo, quem for até o Chiado vai poder experimentar o Bacalhau à Madeirense, Posta grelhada vai ao forno, com cebola, alho, batata ao murro, pimentões das 3 cores, ovo cozido, tomate e brócolis, com um dos deliciosos vinhos de Setúbal. No Adega, Arroz de pato, Paella e Vieira na concha fazem parte da seleção. No Taberna 474, arroz de frutos do mar está entre as opções. Quem for até uma das unidades do Rancho Português poderá harmonizar os vinhos de Setúbal com Polvo à Provençal e Bacalhau à Gomes de Sá. Agora é só escolher o seu restaurante e vinho favorito e se deliciar. Tim tim!

Produtores participantes

Os vinhos da Península de Setúbal são frutos da particularidades do terreno e do vasto conhecimento e tradição de seus produtores. Cada profissional dedica o máximo de cuidado e amor a plantar, colher, industrializar, fermentar, armazenar e engarrafar o vinho. Tudo isso, para que você possa usufruir de uma experiência inesquecivel.