Chef Gabriel Nigro ensina três receitas deliciosas que combinam perfeitamente com tintos, brancos e rosés

A estação mais quente do ano pede comidas e bebidas mais leves. Pensando nisso, o chef Gabriel Nigro, que tem mais de 60.000 seguidores no Instagram, onde apresenta receitas super criativas e fáceis de preparar, ensinou a fazer três saladas para harmonizar com vinho.

Os ingredientes no geral são os que temos em casa ou bem fáceis de encontrar nos supermercados. O preparo? Até quem não tem a veia de chef consegue improvisar. Entre as sugestões de Gabriel, ‘Salada de Arroz Crocante’, ‘Salada de arroz com lentilha e persillade de manjericão’ e a última, ‘Tomate confit com salada de agrião e alfavaca do Norte no vinagre de manteiga de garrafa e lascas de queijo canastra’. 

Para acompanhar, os vinhos da região da Península de Setúbal, uma região bem “praiana” de Portugal, que lembram nosso clima por aqui e por isso combinam tão bem. Entre os rótulos escolhidos, Camolas Selection Reserva, o Vinho Tinto Periquita Reserva eoAdega Cooperativa de Palmela Reserva Moscatel Galego Roxo 2019. Mas tem muito mais opções naquela região caracterizada por terrenos arenosos próximo ao mar.

Agora é mão na massa! Bom apetite! 

Para acompanhar uma taça de rosé, Salada de arroz crocante. 

“Uma das melhores maneiras de reaproveitar aquele arroz que você deixou na geladeira”, fala Gabriel. 

A Salada de Arroz Crocante é super gostosa e refrescante, perfeita para comer sozinha ou como acompanhamento nesse calor!

Para preparar 3 porções generosas, anote os ingredientes: 

1 xícara de arroz integral cozido

2 col. sopa de extrato de tomate 

1 col. sopa de açúcar mascavo

Opcional: 1 col. sopa de missô

½ col. sopa de azeite

1 alface americana

½ maço de salsa

200g de tomate cereja

Suco de 1 laranja

2 col. vinagre balsâmico 

¼ de xícara de azeite

200g de ricota fresca

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Passo a passo: 

1 – Misture o arroz com o extrato, o mascavo, o missô e a ½ col. sopa de azeite e espalhe sobre um papel manteiga furado e untado dentro do cesto de uma AirFryer. Leve para assar a 180°C por 20 min ou até ficarem bem crocantes;

2 – Enquanto isso, higienize os legumes, pique a alface e a salsa grosseiramente, parta os tomates cerejas ao meio e misture numa tigela com o suco de laranja, o balsâmico, o azeite e o arroz, quando estiver esfriado, sem deixar de temperar com o sal e a pimenta; 3️ – Sirva com pedaços da ricota por cima regando com o molho que ficou no fundo da tigela e um pouquinho do arroz crocante.

Sugestão de vinhos para acompanhar:

Camolas Selection Reserva (Rosé, 2019) – No aroma é marcado por notas cítricas e florais frescas. Paladar: A boca é marcada pela excelente frescura e acidez onde o sabor frutado se destaca. Com alguma doçura, que lhe confere expressividade e apetência. Para ser bebido a sós ou acompanhado por pratos leves de Verão. Fim de boca persistente e estruturado.

Fernão Pó Regional Rosé 2020 – Vinho rosé leve e extremamente refrescante, 100% com uva castelão

Para harmonizar com vinho branco, a deliciosa Salada de arroz com lentilha e persillade de manjericão

“Persinallade é o primo francês do pesto. Sem o peso da castanha e do queijo. E para essa receita tem um toque especial. No lugar do óleo, vamos usar um óleo de alho para dar um sabor especial”, fala o chef. 

Ingredientes para o óleo de alho:  

2 xícaras de óleo neutro de sua preferência (girassol, soja, etc)

½ de xícara de Alho picado

Ingredientes para a salada: 

1 xícara de lentilha (deixe de molho em água da noite para o dia)

½kg de arroz parboilizado 

3 folhas de louro 

½ limão espremido (ou 2 colheres de vinagre)

Sal a gosto

1 cebola finamente picada

100g de uva passa branca (hidratada em água da noite para o dia)

100g de castanha de caju inteira torrada com sal

Ingredientes para o molho persillade de manjericão:

1 xícara de óleo de alho

1 limão siciliano 

1 maço de manjericão 

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Na panela, coloque o alho já picadinho e misture  com o óleo. Ligue o fogo baixo e deixe por cerca de 20 min ou até o alho ficar bem douradinho. Quanto menos forte estiver o fogo e mais tempo demorar, mais o óleo irá pegar o sabor do óleo tostado.

Com a ajuda de uma peneira, coe o óleo em uma panela separada e deixe o óleo e o alho separados, levando o óleo no congelador por, pelo menos, meia hora.

Agora chegou a hora de cozinhar a lentilha e o arroz. Nessa receita, o chef preparou o arroz de uma maneira diferente, cozinhando como se fosse um macarrão. Ferva a água com 3 folhas de louro e sal e acrescente o arroz, escorrendo quando ele estiver bem al dente.

Esprema o limão em outra panela com água fervente e sal para cozinhar as lentilhas. Escorra também quando estiver no ponto e, se necessário, lave com água fria em um escorredor para abaixar a temperatura e assim fazer com que ela fique no ponto ideal.

Feito isso, transfira a lentilha e o arroz para um bowl e leve ao freezer para a resfriar (sem cobrir nem tampar) por cerca de 30 minutos. Tempo suficiente para deixar geladinho, sem ressecar a comida. 

Enquanto a lentilha e o arroz estão no freezer, hora de fazer o molho. Retire as raspas de limão com a ajuda de um ralador na parte mais fina, fazendo movimentos circulares, raspando só a casca e não a parte branca que não tem sabor. reserve 

Separe algumas folhas de manjericão para a decoração e pique o restante, já desfolhado, grosseiramente. No liquidificador, junte as folhas, pimenta do reino, metade do óleo já frio e uma pitada de sal. Aos poucos, bata as folhas e vá adicionando o óleo. Pare de bater imediatamente quando chegar na textura mais líquida de molho de salada. 

O chef Nigro observa que o manjericão oxida muito rápido no contato com a lâmina do liquidificador. Por isso, é importante que, ao chegar na textura ideal, pare de bater.

O limão é o último elemento para equilibrar a acidez do molho. Comece espremendo a metade de um limão e use uma peneira para não cair nenhuma semente. Bate mais um pouquinho e experimente pra ver se está com a acidez do seu gosto ou se precisa de mais limão. 

Montagem da salada: 

Assim que finalizar o molho, tire a tigela do arroz e a lentilha do freezer, acrescente no bowl a uva passa já hidratada, cebola picadinha, castanha de caju e, por cima, o molho. Utilizando duas espátulas, misture tudo. Acrescente o alho que foi frito no óleo para trazer crocância e reserve um pouquinho para decoração. 

Decoração: 

Transfira para uma travessa, acrescente alho frito por cima, inclua algumas castanhas, uva passa, a raspa de limão e folhas de manjericão. E está pronta uma deliciosa salada que serve como refeição.

Sugestão de vinho: 

Adega Cooperativa de Palmela Reserva Moscatel Galego Roxo 2019 – Delicioso e fresco! Produzido com a uva Moscatel Galego na Península de Setúbal. Um vinho de excelência com um perfil elegante e delicado. 

Fernão Pó Regional Branco 2020; com aroma de frutas negras toques florais é um vinho leve, marcante e final persistente. 

Vinho Português Serra Mãe Branco Reserva – Tem aromas primários, paladar conjugando notas minerais e frutas secas, elegante e com bom equilíbrio entre volume e acidez.Para a combinação perfeita para o vinho tinto a receita escolhida foi a de  Tomate confit com salada de agrião e alfavaca do Norte no vinagre de manteiga de garrafa e lascas de queijo canastra

Serve duas porções. Anote os ingredientes:  
 
TOMATE ASSADO:
– 250g de tomate cereja
– sal e pimenta-do-reino a gosto
– 1 col. sopa azeite
 
Esquente uma travessa no fogo médio para baixo com o azeite e disponha o tomate.
 
Leve ao fogo pré-aquecido a 180°C por 10 min ou até amolecer e desidratar levemente. Retire do forno e deixe amornar para servir.
 
MOLHO DA SALADA:
– 3 col. sopa manteiga de garrafa
– 1 col. sopa suco de limão
– sal e pimenta-do-reino a gosto
 
Misture todos os ingredientes em um pote vedado, chacoalhando bem para homogeneizar e formar o vinagrete.
 
SALADA:
– 50g de queijo canastra (ou minas meia cura)
– ½ maço de agrião desfolhado
– ¼ xícara de folhas de alfavaca do Norte (ou manjericão)
– molho da salada
– tomates assados
 
Faça lascas do queijo canastra com um descascador de legumes ou uma faca bem afiada e reserve
 
Combine as folhas numa tigela e misture com o molho. Disponha sobre um prato com as lascas do queijo por cima e os tomatinhos assados ao lado e sirva com o pedaço de um bom pão.
 
Para acompanhar: Vale Pereiro Tinto com aroma intenso e notas de frutas vermelhas e especiarias. Na boca apresenta-se com sabor equilibrado e encorpado, com final de prova elegante. 
 
Vinho Tinto Periquita Reserva 750ml – O Vinho Periquita Reserva traz o requinte e riqueza das uvas e quintas portuguesas, e se tornou um dos melhores vinhos da região, recebendo medalhas de ouro no país, em Berlim e em Barcelona. 
 
Quinta do Piloto Coleção da Família Tinto 2014 – Cor granada intensa, aroma complexo, com notas de ameixa preta e frutas do bosque. Elegante no paladar, notas amadeiradas, próprias do longo tempo de envelhecimento.
 
Para mais informações sobre os vinhos e onde encontrar acesse: https://vinhosdapeninsuladesetubal.com.br/onde-comprar/
 
Para mais receitas e informações sobre o chef Gabriel Nigro acesse: https://www.instagram.com/chefgabrielnigro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *