Escola dos Vinhos da Península de Setúbal tem formato inédito em eventos desse nicho no Brasil

Híbrida, gratuita, em parceria com 7 regionais da ABS, a escola é voltada para enófilos, sommeliers, importadores e outros profissionais do mundo do vinho

Os últimos anos, em especial o de 2022, têm sido de inovações e desafios para muita gente. Para a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) não foi diferente. As já tradicionais masterclasses ganharam o formato da Escola de Vinhos da Península de Setúbal (EVPS). As aulas híbridas, com turmas presenciais e audiência via Youtube, aconteceram de 19 de agosto a 9 de setembro. Os quatro módulos guiados por produtores da região e por professores renomados, contaram com a importante participação para o novo modelo: as regionais da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS).  

Os números mostraram que a aposta no formato híbrido foi um tremendo sucesso. Num breve comparativo com as provas online realizadas em 2021, verificou-se um aumento exponencial de público. Ao todo, 494 pessoas se inscreveram para o curso online, enquanto 205 se inscreveram para participar das turmas presenciais nas regionais das ABS, com quase 100% de presença em todas as aulas. Participaram as ABS SP, RJ, SC, PA, PR, AM e PE.

Os esforços integrados de Comunicação deram um gás a mais para garantir o expressivo público nas aulas. A estratégia teve campanha no Instagram como uma espécie de “aquecimento de audiência” que gerou ótimos frutos. Os vídeos enfatizaram a grandeza dos produtores de Setúbal em filmes curtos, dinâmicos, com imagens lindas de vinhedos da região. Ao final de cada um, a frase “Você tem um encontro marcado com tal produtor na Escola dos Vinhos da Península de Setúbal” criava um clima de mistério.  

Dois importantes influencers, de diferentes perfis, ajudaram na divulgação dos cursos para atingir os públicos-alvo dos Vinhos da Península de Setúbal no país. Um dos parceiros foi Diego Arrebola, profissional brasileiro extremamente respeitado, considerado um dos melhores sommeliers do Brasil. A outra parceria foi com o perfil “Mesa para dois”, produzido pela jovem carioca Amanda Reis e seu companheiro, Ricardo Junqueira.  O sucesso da ação pôde ser medido pelo número de mídias espontâneas geradas em posts e matérias na imprensa local, obtidos de forma orgânica. 

A maioria das pessoas que se inscreveram era do estado de São Paulo, seguidas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Amazonas e Pernambuco. Setenta e cinco pessoas estavam em formação para atuarem profissionalmente como sommeliers; 46 pessoas trabalham com varejo de vinhos; 30 estão no mercado de gastronomia; e 94 pessoas eram jornalistas de gastronomia ou que produziam conteúdos para as redes sociais.  

Por falar em números, os espectadores remotos superaram em mais de 200% os das masterclasses do ano passado. Contando com a audiência presencial, o acréscimo foi de quase 400% por aula. Quem tiver interesse em assistir as aulas pode acessar o canal https://www.youtube.com/channel/UCAR44YxCjyQQtt3Z9mRC6PA?reload=9&app=desktop

A Escola de Vinhos da Península de Setúbal tem muito o que comemorar. Acertou não só em seu formato híbrido, inédito em eventos desse nicho no Brasil, mas também em oferecer um curso contínuo, com um planejamento pedagógico estruturado, com certificação de participação emitida pela CVRPS. Tudo isso aliado ao brilhantismo dos produtores setubalenses. Que seja a primeira edição de muitas!