O ano de 2022 para os Vinhos da Península de Setúbal no Brasil

Os produtores da região voltaram ao país em grande estilo

2022 foi um ano mais do que especial para os Vinhos da Península de Setúbal. Nesse período, que marcou o retorno dos eventos presenciais, tivemos a honra de realizar diversas ações para o público brasileiro. Mais de 2 mil brasileiros foram diretamente impactados por pelo menos uma das atividades realizadas, que reafirmaram a relevância dos vinhos certificados pela CVRPS no Sudeste e Sul brasileiros e abriram novos caminhos nas regiões Nordeste e Norte do país.

Escola dos Vinhos da Península de Setúbal: oportunidade de formação possibilitada por quem faz, realizada por quem entende e voltada para quem ama vinho

A primeira edição da Escola de Vinhos da Península de Setúbal foi um curso de formação para enófilos, sommeliers, importadores e outros profissionais do mundo do vinho que desejavam aprofundar seus conhecimentos sobre uma das regiões mais queridas e tradicionais da produção vitivinícola mundial. Um oferecimento da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) em parceria com produtores de vinhos da região e regionais da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o curso teve quatro módulos, cada um deles composto por uma aula temática e uma degustação guiada de rótulos certificados.

Todas as aulas contaram com participação ao vivo de enólogos, diretores de qualidade e outros representantes das dez casas produtoras envolvidas: Adega de Pegões, Adega de Palmela, Bacalhôa Wines, Casa Ermelinda Freitas, Herdade de Espirra, Fernão Pó, José Maria da Fonseca, Quinta de Alcube, Quinta do Piloto e Sociedade Vinícola de Palmela. Ao fim do curso, participantes receberam um certificado emitido pela CVRPS.

Os módulos foram transmitidos online e, ao mesmo tempo, acompanhados por turmas presenciais em diversos estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná e Amazonas. Realizada em parceria com as ABSs regionais desses estados, a EVPS capacitou mais de 700 pessoas obre a história e as especificidades produtivas da região.

 

Eventos presenciais: um passeio imersivo pela excelência da produção vitivinícola da Península de Setúbal

Em outubro, os famosos eventos de prova dos Vinhos da Península de Setúbal retornaram presencialmente às terras brasileiras com nova cara e em grande estilo. Com edições no Rio de Janeiro (no Copacabana Palace) e em São Paulo (na Casa Traffô) os eventos contaram com a participação de dez produtores: Adega Camolas, Adega de Pegões, Bacalhôa, Cadeado Wines, Casa Ermelinda Freitas, Herdade de Espirra, Fernão Pó, José Maria da Fonseca, Quinta do Piloto e Sociedade Vinícola de Palmela. 

Os eventos fizeram jus ao caráter imersivo: logo na entrada dos eventos, os convidados precisaram atravessar um grande túnel de LED que os transportavam às exuberantes paisagens da Península de Setúbal. A inovação não ficou por aí: com um salão de provas gamificado, os presentes precisaram recolher “figurinhas” dadas pelos próprios produtores para completarem o crachá. Dessa forma, somente após completarem o percurso de provas poderiam “desbloquear” um segundo espaço, com música ao vivo, comida e provas volantes.

Os mais de 400 convidados especiais presentes nas duas cidades – entre eles membros da imprensa e do trade local, além de influenciadores – exaltaram a proposta inovadora do evento dentro do segmento de vinhos.

 

Encontros com o trade catarinense e fortalecimento de vínculos comerciais

No intervalo de uma semana entre um e outro evento imersivo, os produtores setubalenses viajaram à Santa Catarina para uma série de encontros com o trade local. Doze produtores estiveram presentes nas ações: Adega Camolas, Adega de Palmela, Adega de Pegões, Bacalhôa, Cadeado Wines, Casa Ermelinda Freitas, Fernão Pó, Herdade da Gâmbia, Herdade de Espirra, José Maria da Fonseca, Quinta do Piloto e Sociedade Vinícola de Palmela.

Em Florianópolis, um jantar harmonizado foi oferecido no conceituado restaurante Osli para um número reduzido de convidados exclusivos, importadores e varejistas locais. Em uma noite inesquecível, os produtores setubalenses apresentaram rótulos da região que vão bem com o que há de mais especial na gastronomia brasileira. No dia seguinte, uma aula sobre a região oferecida pela ABS Santa Catarina foi ministrada para sommeliers e outros profissionais engajados no mundo dos vinhos. Na ocasião, os produtores presentes apresentaram e guiaram a degustação de seus rótulos.

 

Olhar para o futuro

Com a retomada das provas presenciais, o desbravamento de novos segmentos do público brasileiro e eventos criativos e memoráveis, 2022 foi, certamente, um grande ano para os Vinhos da Península de Setúbal no país. Para 2023, as expectativas da CVRPS são ainda maiores.

“O sucesso dos eventos deste ano prova que os Vinhos de Setúbal são queridos pelo público brasileiro, mas também que ainda há muito espaço para crescer”, conta Henrique Soares, presidente da Comissão. “Temos que agradecer ao país pelo carinho que sempre recebemos e prometer que, no ano que vem, nos esforçaremos ainda mais para criarmos experiências ainda mais especiais para cada vez mais pessoas”.